Safári no Brasil – Parte II

O Pantanal de Aquidauana-MS 

Hospedagem em uma autêntica fazenda pantaneira, passeios inigualáveis e cenários incríveis!

Deixamos Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul, em direção à Aquidauana, parte norte do estado.

Seguimos em um carro alugado por 170 quilômetros de estrada, a viagem durou aproximadamente 2:40hs até o nosso destino final, que era a Pousada Pequi, localizada dentro da Fazenda Piqui. Uma fazenda centenária, administrada pela mesma família há mais de cem anos e que produz gados da raça Nelore.

Faz pouco mais de 11 anos que a família resolveu abrir suas instalações para o turismo rural. A ideia de acomodar com conforto os viajantes interessados em conhecer as belezas do Pantanal, dentro de uma fazenda em plena atividade, parecia inusitada e diferente, mas poderia também proporcionar um impacto extremamente positivo aos futuros hóspedes.

O plano foi posto em prática e a ideia deu muito certo. Hoje, a Pousada Pequi recebe visitantes de todo o mundo, europeus, americanos, japoneses e também inúmeros brasileiros vindos de toda parte do país, interessados em viver a já famosa experiência pantaneira e realizar o emocionante safári.

As boas vindas dos anfitriões

A recepção é feita pelos proprietários, que estão sempre por perto e prontos para atender os hóspedes. Após as boas vindas, você é convidado a conhecer todas as instalações e também aos colaboradores da pousada. Uma equipe muito amável e solícita, que será a responsável pelo atendimento e o seu bem estar durante o período de sua estadia.

Após ser conduzido às suas habitações e ter sido devidamente instalado, é realizada uma breve reunião, onde você receberá todas as instruções sobre o dia a dia da pousada como, café da manhã, refeições e horários de saída dos passeios.

As instalações da Pousada Pequi

São 10 chalés localizados na área externa da sede, todos independentes, com excelente dimensões e banheiros privativos. São equipados com uma cama de casal e uma de solteiro, ar-condicionado, ventilador de teto, frigobar, TV com programação de rede aberta e WiFi. Há também apartamentos que podem acomodar quatro,  até mesmo, cinco pessoas.

A área de lazer conta com piscina, um refeitório onde são servidas todas as refeições e uma área relax com um delicioso redário.

Sede da fazenda

A sede da fazenda é belíssima e nos faz voltar no tempo. Rodeada por uma linda varanda, possui ambientes rústicos e uma sala de estar com TV à cabo. É na sede que os hóspedes são recebidos e atendidos pelos proprietários sempre que necessário.

Fogão à lenha e prosa

A cozinha da fazenda é um show à parte e sem dúvidas merece uma visita. Do enorme fogão e forno à lenha, conduzido com maestria pela equipe de cozinheiras, saem verdadeiras maravilhas preparadas com simplicidade e extremo sabor.

Se tivermos que classificar a comida, diríamos que é a comida da vovó, só que uma vovó fazendeira! Já imaginou?

Saladas fresquíssimas, opções de massas, arroz, feijão, carnes, peixes e até mesmo um churrasco pantaneiro faz parte dessa verdadeira experiência gastronômica. Difícil é guardar um espaço para as sobremesas, onde sempre há opções de frutas, doces em compota, preparados com frutas locais e na própria fazenda, bolos e pudins de comer chorando!

Todas as refeições estão incluídas: café da manhã, almoço e jantar. Elas são servidas diariamente, num amplo refeitório, na área externa da sede. A área é coberta, mas você está rodeado pela natureza e envolto por um cenário de sonhos. O ambiente é propício para degustar uma boa refeição, beber uma cerveja ou, uma caipirinha e ótimo para intermináveis bate papos. As bebidas são pagas à parte, no final da sua estadia.

Os passeios – Quem disse que não tem safári?

Aqui é onde a experiência ganha outro nível e torna-se arrebatadora.

Havíamos planejado a viagem para realizar um safári em pleno Pantanal sul mato-grossense e estávamos com as expectativas elevadas em relação a isso.

E não é que nosso primeiro passeio foi um safári noturno, com direito a focagem de jacarés? A sensação de estar em um veículo 4×4, preparado para vencer obstáculos e andar por entre o pântano, no meio da noite, em pleno Pantanal, é simplesmente inenarrável! Uma mistura de emoções toma conta de todos. Tenho que confessar, que ao término da experiência e no retorno para o nosso chalé, foi muito difícil pegar no sono.

Os dias se passaram e as demais experiências foram acontecendo. Fomos apresentados a um mundo completamente diverso. Um espetáculo de cores, odores, sabores e sensações simplesmente inexplicáveis.

Os passeios são organizados diariamente e conforme as condições climáticas. Além da focagem de jacarés, a experiência inclui:

  • Ordenha – Você poderá observar os peões ordenhando as vacas e extraindo o leite que será servido no café da manhã. Você também será convidado a tomar o leite ao pé da vaca.

  • Tour a cavalo – Um imperdível passeio a cavalo pelos campos da fazenda. Acompanhado de guia da fazenda, com amplo conhecimento da fauna e da flora local.

  • Caminhada ecológica – Experimente a emoção de caminhar pela mata ciliar do Pantanal, margeando baías e interagindo com a fauna e a flora. O tour é conduzido por um guia da fazenda.

  • Tour fluvial – Abra todos os seus sentidos ao navegar de barco pelo rio Aquidauana. Um momento único e inesquecível dessa experiência, onde você irá escutar os mais variados sons da floresta e cantos de pássaros.

  • Focagem de jacarés – Também realizado em barco no período noturno, pelo rio Aquidauana. Uma experiência completamente diferente, onde o silencia da floresta impera e os sentidos ficam ainda mais aguçados. Obs.: Essa experiência também pode ser realizada com veículos 4×4, conforme narrado no início.

  • Safári fotográfico – Realizado durante o dia, em veículo 4×4. Os hóspedes são conduzidos pelos campos da fazenda observando animais e termina numa lagoa repleta de jacarés. Aqui você terá a oportunidade de chegar bem perto desses fantásticos animais e observá-los enquanto são alimentados.

  • Pesca de piranhas – Você é conduzido em barco até uma baía onde piranhas vivem em colônia e poderá realizar a pesca esportiva das piranhas.

  • Passeio de charrete – Uma aventura completamente diferente das realizadas com carros ou até mesmo a cavalo. O passeio é muito tranquilo e a experiência é única.

  • Lida de gado – Essa talvez seja a mais pantaneira das experiências. Você terá a oportunidade de acompanhar os “peões” da fazenda, no manejo com o gado e de cima do seu próprio cavalo. Uma experiência imperdível e vivida à flor da pele.

Pássaros, aves, jacarés, macacos e outros bichos…

O Pantanal tem natureza riquíssima e incomparável, a quantidade de pássaros, aves, répteis e mamíferos que impressiona e seduz os seus visitantes. No período em que lá estivemos, pudemos avistar e ter o contato com animais em seu habitat natural que jamais pudéramos imaginar. Lindas araras azuis, que até pouco tempo corriam o risco de extinção; jacarés do papo amarelo, tanto em lagoas quanto no rio; macacos bugios em bandos e em plena atividade na floresta, o barulho que fazem ao perceber a presença humana, é ao mesmo tempo ensurdecedor e assustador; inúmeras emas, com suas penas exuberantes e seu jeitão desengonçado; seriemas; aves de rapina, com o gavião carcará; lobinhos; o belíssimo tamanduá bandeira; tatú bola e a cereja do bolo, os fofíssimos veados do Pantanal, geralmente em famílias inteiras com lindos filhotinhos. Certa noite, avistamos uma jaguatirica bem próxima à fazenda. Foi o bicho mais próximo da onça pintada que pudemos avistar e já estava bom, né! Mas ainda faltava ver a ave símbolo do Pantanal, o Tuiuiú, a cegonha brasileira. O dia de partir chegou e ela teimava em não aparecer para a gente. Quando pensávamos que deixaríamos o Pantanal sem vê-la, eis que ela surge, no campo, próximo da estrada, como que para se despedir e pedir para voltarmos. I-n-e-s-q-u-e-c-í-v-e-l!!!

Caros viajantes, essa foi um pouco da experiência que vivemos no Pantanal sul mato-grossense. A maior planície inundada de todo o globo terrestre merece a sua visita e não tenha dúvidas, você também ficará deslumbrado com tamanha energia.

Ficou interessado? Quer você também viver essa experiência? Então clique no link nos links abaixo e escolha a que mais te agrada.

A experiência Pantanal – Fazenda e Safári tem duração de cinco dias, uma aventura completa, ideal para quem quer viver fortes emoções e tem pouco tempo para viajar.

A experiência Aventura em Bonito e Safári no Pantanal reserva o melhor de Bonito com a magia do Pantanal. Uma viagem de oito dias, com todos os passeios e a garantia de muita diversão.

Esperamos que tenham gostado.

Obrigado e boa viagem!

LEAVE COMMENT